O balanço divulgado nesta segunda-feira (15/03) pela Patrulha Pacto pela Vida mostrou que o comércio em Contagem está colaborando com as medidas restritivas, impostas pelo novo Decreto 055/21, como forma de frear os indicadores da covid-19 e garantir a vida do contagense. Foi constatado que a maioria manteve o seu estabelecimento fechado.
Em quatro dias, entre 11 e 14/03, a Patrulha Pacto pela Vida fiscalizou 189 estabelecimentos comerciais na cidade. Deste total, 126 lojas cuja atividade está suspensa até o dia 31 de março estavam fechadas em atendimento às normas do decreto; 34 lojas cuja atividade é permitida pelo Decreto 055/21 estavam funcionando conforme os protocolos sanitários; e apenas 29, cuja atividade está suspensa, insistiram em manter as portas abertas. Esse último grupo foi notificado e orientado a fechar o estabelecimento.
As regionais Eldorado (25%) Sede (24%) e Industrial (18%) foram as que apresentaram maior incidência de violações às regras, segundo o balanço. A operação também constatou que houve uma redução no número de realizações de eventos clandestinos em área urbana, em contrapartida, foi necessário intensificar a atuação da patrulha em áreas de sítio. Na regional do Nacional, um espaço de festas onde havia mais de 150 pessoas foi interditado e multado, na quinta-feira (11/03).
Além dos corredores comerciais, a Patrulha também está fiscalizando as regiões periféricas, inclusive estabelecimentos comerciais localizados em vilas e no interior de bairros. A intenção é orientar e evitar aglomerações.
Números evidenciam que comércio vem seguindo as orientações do novo decreto
Fiscalização ampliada
Com a publicação do novo decreto, a Patrulha Pacto pela Vida intensificou as fiscalizações na cidade, ampliando a forma de atuação. Além das rondas noturnas, a equipe reforçou o patrulhamento na rua durante o dia.
Em caso de descumprimento, a pessoa física ou jurídica poderá sofrer sanções na esfera administrativa, cível e criminal, além da aplicação de multas, revogação do alvará de licenciamento, interdição do estabelecimento ou demais medidas, nos termos da lei.
Denúncias de festas, eventos irregulares ou funcionamento de serviços não essenciais, ligue 153.
Dúvidas sobre o decreto ou mais informações sobre a covid-19, ligue: 3198 -1535.
Acesse o decreto e veja quais atividades permanecem abertas.